Notícias
 
REUNIÃO NA ANTAQ PROPÔS MUDANÇAS NO SISTEMA DESEMPENHO PORTUÁRIO  


Encontro serviu para definir nova forma de coletar informações
sobre a movimentação de contêineres nos portos brasileiros


A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em parceria com as Autoridades Portuárias, coordena desde 2005 o Sistema Permanente de Acompanhamento de Preços e Desempenho Operacional dos Serviços Portuários. O SISTEMA DE DESEMPENHO PORTUÁRIO, como ficou conhecido, reune um banco de dados com informações sobre a movimentação de embarcações e mercadorias em todos os portos organizados e terminais de uso privativo do território nacional.

Periodicamente os representantes dos portos se reunem para debater melhorias no sistema bem como trocar experiências entre si. No último dia 2 de junho, a reunião aconteceu na própria sede da Antaq em Brasília.

Luiz Antônio da Silva, representante do Porto de Imbituba no Sistema Desempenho Portuário, esteve presente na reunião e alertou para sensíveis mudanças.

"A partir de agosto, os gestores do Sistema de Desempenho Portuário dos portos nacionais terão que enviar os dados de identificação de cada contêiner. Com esses dados, a ANTAQ saberá a rota navegada pelos contêineres, facilitando os estudos de cabotagem entre outros benefícios". 

Para Luiz Antônio, o sistema é importante para que a ANTAQ armazene diversas informações atualizadas sobre o desempenho dos portos no Brasil, como movimentação de carga, prancha média e ocupação de cada um dos portos. Outro benefício é a rapidez com que são coletados os dados estatísticos. Para se ter ideia, a ANTAQ em fevereiro desse ano já havia fechado a edição do Anuário Estatístico 2010. “Consultando outros países, verificamos que nenhum deles havia fechado seus números naquela data. Em âmbito nacional, desde que aderiu ao SDP, o Porto de Imbituba sempre esteve no ranking dos portos que entregam suas informações com maior rapidez. Nossa expectativa é que até agosto a CDI já estará enviando as informações no novo layout” conclui Luiz Antônio da Silva.

Para saber mais:

A ANTAQ  é o órgão de regulação e supervisão dos portos organizados e terminais privativos, da navegação de cabotagem e de longo curso, fluvial, lacustre, de travessia e de apoio marítimo e portuário, além de implementar, nessas áreas, as políticas formuladas pelo CONIT – Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte (Lei nº 10.233, de 05/06/2001).

O Sistema Desempenho Portuário (SDP) possui uma estrutura organizacional formada por um Núcleo de Coordenação Nacional e por Bases de Apoio Locais.

Nesse cenário a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realiza a coordenação dos trabalhos no âmbito nacional, através do Núcleo de Coordenação Nacional.
O Núcleo de Coordenação Nacional é composto de técnicos especialistas em portos e vinculado à Superintendência de Portos, através da Gerência de Gestão e Desempenho Portuário, com sede em Brasília.

 


Mais informações:
Aline Araújo
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0479
Email: imprensa.portodeimbituba@gmail.com
Site: www.cdiport.com.br 

 

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba