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AMPLIADO O PRAZO PARA CONCORRER AO ARRENDAMENTO DO TERMINAL DE FERTILIZANTES E RAÇÃO ANIMAL 


Até o momento, 16 empresas já adquiriram o edital.
Prazo é dia 1º de abril.

O Edital para arrendamento do Terminal de Fertilizantes e Ração Animal do Porto de Imbituba poderá ser adquirido pelas empresas interessadas até o dia 1º de abril, conforme publicação no Diário Oficial da União. O processo prevê, além do edital, a minuta de contrato e o estudo de viabilidade apresentados pela Companhia Docas de Imbituba, concessionária do Porto de Imbituba. Até agora, o edital já foi adquirido por 16 empresas. As propostas serão abertas na sede da CDI no dia 4 de abril, às 9h.

O edital poderá ser obtido pelo preço de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais). Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos na Comissão Especial de Licitação pelo correio eletrônico docas@cdiport.com.br, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e de 14h às 17h.

Será vencedora a licitante que ofertar a melhor proposta. Dentre os componentes da proposta, está o valor mínimo para o arrendamento mensal que é de R$ 0,84/m², além do valor mínimo pela movimentação de carga de R$ 3,87/t. O Terminal de Fertilizantes do Porto de Imbituba dispõe de uma área com 59.263 m², com expansão prevista de mais 21.800 m², onde já estão edificados armazéns com 29.250 m². 

A empresa vencedora terá que fazer um investimento mínimo de R$ 17,8 milhões nos primeiros 5 anos do arrendamento, o que inclui a indenização ao Porto de Imbituba pelas benfeitorias já existentes e que serão transferidas ao novo arrendatário, como armazéns e máquinas. O período do contrato de arrendamento é de 25 anos, prorrogáveis por mais 25 anos, tendo a União Federal como interveniente e garantidora do prazo do arrendamento.

“O objetivo deste arrendamento é atrair os mercados do Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná para escoamento de produção pelo Porto de Imbituba”, destacou o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza. Atualmente, a movimentação média de fertilizantes no Porto de Imbituba é de 250 mil toneladas por ano. Com os investimentos da iniciativa privada, esse número poderá saltar para 450 mil toneladas.

Serão agora cinco terminais de uso público, sob gestão privada, na área do porto organizado de Imbituba, que já arrendou o de carga frigorificada, para a Frangosul, do Grupo Doux; o de coque, para a CRB, do Grupo Votorantin; o de contêineres e o de carga geral, ambos arrendados ao Grupo Santos Brasil.

Sobre a Companhia de Docas de Imbituba

Empresa de capital aberto, detém a concessão do Porto de Imbituba, único porto público do país cuja gestão é privada. Desde 2004, quando a Royal Transportes assumiu o controle acionário da companhia, foi implementada uma administração moderna que conquistou investimentos para melhoria da infraestrutura portuária. Atualmente, quatro terminais estão arrendados pela iniciativa privada - Coque (Votorantim); Congelados (Grupo Doux); Contêineres e Carga Geral (Santos Brasil).  Dispõe de três berços para atracação com 11 metros de profundidade. Devido às características geográficas, considerando sua localização em uma enseada protegida dos ventos e das ressacas marítimas, o Porto de Imbituba  pode atracar e operar navios a qualquer hora do dia e em diversas condições climáticas. Além disso, está posicionado estrategicamente no epicentro da Região Sul do país, com potencial de porto concentrador e distribuidor de cargas.


RAIO-X DO PORTO DE IMBITUBA

ADMINISTRAÇÃO
O porto é administrado pela empresa de capital aberto Companhia Docas de Imbituba (CDI).

LOCALIZAÇÃO
Está localizado em uma enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, na cidade de mesmo nome, no Litoral Sul do estado de SC.

ÁREA DE INFLUÊNCIA
É compreendida pelos estados de SC, PR e RS, atingindo ainda o interior de SP e MS.

ACESSOS 
• RODOVIÁRIO – Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba pela SC-435, num percurso de 5km.
• FERROVIÁRIO – Pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Em fase de conclusão, contratado pelo Governo Federal, o projeto executivo de engenharia da Ferrovia Litorânea, que passará pelos três principais portos públicos catarinenses e interligará a FTC à malha nacional, a partir de Araquari, próximo a São Francisco do Sul
• MARÍTIMO – O porto, localizado em uma enseada aberta, não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranqüilidade das águas é obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento.

INSTALAÇÕES
As instalações de acostagem estão distribuídas em 3 berços, todos com 11m de profundidade e operações em 24 horas, todos os dias do ano:
Berço 1 e 2 – 300m de comprimento e com instalações especiais para  congelados, carga geral, granéis líquidos e contêineres. Previsão de disponibilidade de nova estrutura com 660m de cais acostável em maio de 2011.
Berço 3 – com 245m de comprimento e com instalações e equipamentos especiais para granéis sólidos.

INVESTIMENTOS
Investimentos em curso:
- Ampliação do cais dos berços 1 e 2 | Valor: R$ 283 milhões | Conclusão: Abril/2011
- Aquisição de dois portêineres Super Post Panamax | Valor: US$ 30 milhões | Entrega: Julho/2011
- Dragagem de aprofundamento para 15m | Valor: R$ 50 milhões  | Conclusão: Setembro/2011
 
CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO/ANO:
- Atual: 10 milhões de toneladas / 330 mil TEU's
- 2012: 10 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
- 2015: 25 milhões de toneladas / 970 mil TEU's


Mais informações:
Michele Cardoso
Assessora de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3255-0080 | Cel: |48| 9919-9228
Email: michele@krillcom.com.br
Site: www.cdiport.com.br

 

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

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