Notícias
 
CONSELHEIROS DO CAPPI VISTORIAM OBRAS DE AMPLIAÇÃO 


Novas instalações foram visitadas para melhor conhecimento das autoridades portuárias.

Os membros do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Imbituba realizaram nesta quinta-feira (27), antes da reunião mensal, uma visita orientada pela área do porto, com o objetivo de conhecer o estágio das obras de recuperação dos molhes, a operação dos portêineres e o trecho final da obra de ampliação do cais. Os participantes puderam obter informações específicas e esclarecer dúvidas sobre o desempenho dos novos equipamentos e utilização dos novos cais.

Segundo o Administrador do Porto, Jeziel Pamato de Souza, a visita é uma maneira de atualizar os conselheiros que não estão diariamente no Porto. “É uma oportunidade importante, pois assim as autoridades que nos auxiliam na administração ficam conscientes da realidade. Hoje aproveitamos a reunião do CAP para fazer essa atualização e discutir as melhorias que estão sendo feitas. Em pouco tempo estará tudo pronto para operar novas linhas de navios”, explica Jeziel.

O Presidente do CAP, Gilberto Barreto, acredita que a ação permitiu uma melhor observação dos Conselheiros. “As obras estão bastante adiantadas, o cais fica pronto esta semana para a inauguração dia 28 de novembro e Imbituba terá, então, toda a infraestrutura portuária necessária para operar mais navios. O porto foi informado de que o edital para o aprofundamento do porto deve ser publicado ainda neste mês, com a expectativa de início das obras da dragagem para o início de 2012, o que aumentará o calado para 15m, permitindo o acesso dos maiores navios que frequentam a costa e os portos brasileiros”, comenta.

O Comandante Henrique de Freitas Guimarães, Gerente Regional de Contratos da CSAV e representante dos armadores no CAP, afirma que a visita é relevante. “Os armadores têm conhecimento do potencial do Porto de Imbituba. Já conheço o Porto há alguns anos e desde 2004 fizemos uma parceria com a Docas, chegando a operar três linhas diferentes para Estados Unidos, norte da Europa e costa oeste da América do Sul, sendo que esta última ainda mantemos. O que falta agora é o aspecto comercial, todos se unirem para conseguir o comprometimento dos importadores e exportadores”, diz.

Setores visitados

Cais

As obras de ampliação do cais ficam prontas até o final desta semana. Os Berços 1 e 2 permitirão a atracação simultânea de dois navios com 315m de comprimento cada, como é o caso dos navios com capacidade para transportar mais de 6 mil TEU’s (um TEU equivale a um contêiner de20 pésde comprimento), assim que estejam prontas as obras de dragagem. A obra iniciou em 2009 e faz parte do pacote de melhorias e ampliação pela Santos Brasil, arrendatária dos Terminais de Contêineres (Tecon) e Carga Geral. Ao todo a empresa investiu nos últimos anos R$ 280 milhões em benefício ao Porto.

Molhes

Os molhes de abrigo do Porto de Imbituba foram construídos entre 1970 e 1982 para proteger o canal de aproximação e a bacia de evolução do Porto, contra a propagação das ondas oceânicas, proporcionando águas tranquilas para a operação dos navios. Com a ação do tempo os molhes foram se desgastando e em 2010 começaram as obras emergenciais de recuperação, já concluídas. Agora está se estudando a conclusão da recuperação e a ampliação da estrutura.

Portêineres

Os portêineres garantem mais produtividade na movimentação de contêineres. Os novos guindastes começaram a operar em setembro no Tecon Imbituba, fazendo com que avance o projeto da Santos Brasil de transformar o terminal em uma importante alternativa logística para a região Sul do país. A capacidade do guindaste é de 65 toneladas para contêineres e 80 toneladas para operar cargas especiais. Além disso, os equipamentos têm 57m de lança, podendo alcançar até a 21ª fileira de contêineres de grandes embarcações. O investimento foi de R$ 15 milhões, cada.

Aduana

A partir do dia 13 de novembro uma nova portaria começará a funcionar dentro do Porto de Imbituba, oficializando a delimitação da nova área alfandegada pela Receita Federal. A entrada na área dos cais será permitida apenas para funcionários e pessoas autorizadas a executar serviços no Porto, separando da área administrativa. A distinção é importante para melhorar a segurança do Porto e o controle fiscal.

 

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@krill.net.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba