Notícias
 
PLANO DE AJUDA MÚTUA É DISCUTIDO PELO CAPPI  


Procedimentos de segurança e treinamento fizeram parte dos temas da reunião


O Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de Imbituba foi apresentado ao Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Imbituba, na última reunião. O Bombeiro Militar Antônio Roz de Souza, responsável pela execução do plano, explicou aos conselheiros a importância de que todas as empresas que operam no Porto tenham pessoal capacitado para seguir os procedimentos de segurança e atuar como primeira frente de ação em casos de acidentes, emergências e sinistros.

De acordo com Gilberto Barreto, Presidente do CAP, que também é engenheiro de segurança do trabalho, o plano comum de apoio a acidentes ou desastres mobiliza, quando necessário, a Polícia Militar, Bombeiros, Hospital e Defesa Civil. “O Porto já tem seu PAM, o CAP tem participado das reuniões para que ele não fique apenas no papel, sem que tenhamos treinamento. Somos obrigados a tê-lo, então vamos fazer bem feito. Os resultados são práticos, então precisamos analisar os riscos e preveni-los”, planeja Barreto.

Segundo o Administrador do Porto, Jeziel Pamato de Souza, a participação das empresas precisa ser maciça, pois é o cumprimento das normas de segurança. “Quanto mais pessoas estiverem aptas a prevenir acidentes e socorrer corretamente, mais teremos tranqüilidade em nosso trabalho diário. A área portuária de Imbituba é considerada segura, porque as ocorrências aqui são poucas e simples. Queremos que nunca precisemos utilizar o PAM, mas se for preciso estaremos preparados”, afirma Jeziel.

O Bombeiro Militar Antônio Roz de Souza, que há 23 anos trabalha com atendimento pré-hospitalar e resgate, conta que há seis anos foi iniciado o treinamento do pessoal da área portuária. “Selecionamos algumas pessoas para participar da brigada de emergência. Ela tem condições de combater incêndios, imobilizar uma vítima com materiais que estiverem à disposição e transportá-la corretamente até o hospital, evitando problemas mais graves”, explica.

Segundo Roz, o Porto será dividido em cinco partes para um grande simulado. O Sistema de Comando de Operações (SCO), que é uma ferramenta de gerenciamento de desastres, será formado por um representante de cada empresa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Hospital. A Companhia Docas e o PAM, de acordo com a gravidade do acidente, aciona o SCO para definir o que fazer em relação ao problema.

“Já fizemos o treinamento básico com 95% dos funcionários das nossas empresas, fazemos simulados, desde o acionamento até a vítima chegar ao hospital, avaliando os riscos específicos do trabalho realizado em cada empresa que trabalha no Porto. Boa parte delas tem os equipamentos para os primeiros socorros”, comenta Roz.

Na reunião da última quinta-feira, 24, ainda foram discutidos temas sobre o final da concessão do Porto, o planejamento orçamentário para 2012, dragagem, desmembramento de terrenos, desempenho do porto, movimentações entre outubro e novembro e a atuação do Núcleo Setorial ACIM-Porto.

Natal Solidário Proerd

Também foi apresentado o Projeto Natal Solidário Proerd, que acontece durante quatro dias no final do ano, desde 2004. É uma das maiores ações sociais da região. Mais de oito mil pessoas, de todas as idades, em todos os bairros da cidade, ganham presentes de Natal.

O Prefeito de Imbituba, José Roberto Martins, um dos apoiadores do projeto, explicou que a prefeitura e suas secretarias são parceiras das instituições que organizam o evento. “A autoridade portuária tem grande responsabilidade social e por isso este projeto está sendo apresentado hoje nesta reunião. O Natal Solidário Proerd é organizado de maneira a não descriminar nenhuma comunidade e faz um trabalho muito bonito, dando brinquedos para crianças que os terão como único presente de Natal”, revela.

As comunidades são preparadas antecipadamente, sendo que quando o Papai Noel chega cada um já tem seu presente reservado. Os brinquedos são comprados diretamente de fábrica, indo para o Corpo de Bombeiros, que faz o recebimento. Cada um custa cerca de R$ 3,00 e o orçamento das despesas deste ano está em R$ 25 mil. Quem puder ajudar pode entrar em contato com o Bombeiro Roz através do telefone 9602 0316.


Mais informações:

Emanuelle Querino 
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@krill.net.br
Site: www.cdiport.com.br 

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba