Notícias
 
PESQUISADORES VISITAM PORTO DE IMBITUBA 

15/03/2012

Doutor e doutorando em Geografia trabalham em tese
sobre o setor portuário e marítimo brasileiro

O comércio marítimo brasileiro é fundamental para economia do país. O desenvolvimento atrai a atenção de estudiosos do tema, que visitam os portos fazendo levantamento de dados. O Porto de Imbituba (SC) recebeu os pesquisadores, Nelson Fernandes Felipe Júnior, doutorando em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Presidente Prudente, e Márcio Rogério Silveira, Doutor em Geografia, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de Florianópolis, que é orientador de Nelson.

O tema da tese é “O Setor Portuário e Marítimo Brasileiro, com ênfase ao Estado de São Paulo”. Para compor o estudo também foram realizadas entrevistas nos portos de Santos, São Sebastião (SP), Paranaguá (PR), Porto Alegre (RS), Itajaí, São Francisco do Sul, Navegantes e Itapoá (SC). Nelson conta que “a pesquisa tem como objetivo geral analisar as novas configurações do transporte marítimo – cabotagem e, principalmente, longo curso – com ênfase ao Estado de São Paulo, considerando a dinâmica econômica nacional e internacional nos últimos anos”.

De acordo com o pesquisador, a tese contribuirá com as políticas públicas, afinal ele pretende realizar um diagnóstico do setor portuário e do transporte marítimo no Brasil, apontando pontos positivos e negativos, como inovações tecnológicas, gargalos, armazenamento e escoamento de cargas, participação de capital privado, relevância dos portos e terminais privativos para o desenvolvimento econômico nacional.

Sobre Imbituba ele destaca: “O Porto de Imbituba tem uma capacidade de movimentação de cargas e uma área de influência (hinterlândia) menor que outros grandes complexos portuários brasileiros, caso, por exemplo, de Santos, Rio de Janeiro e Paranaguá. Nos surpreendeu positivamente os investimentos realizados e os projetos de novos investimentos existentes, os quais são importantes a medida em que tal fato permite aumentar o armazenamento e o transporte de mercadorias e ainda fomenta a economia local e regional com empregos e renda para o setor”, comenta Nelson.

Jeziel Pamato, Administrador do Porto, acredita que é de extrema importância a presença de pesquisadores deste gabarito no Porto de Imbituba. “É uma honra ter em nosso Porto os responsáveis por um trabalho que terá grande relevância para o setor portuário. O conhecimento científico é fundamental para fazer novos investimentos com bases sólidas”, afirma.

A tese

Para Nelson “a importância de estudos sobre o transporte marítimo, com destaque às redes e aos fluxos de mercadorias (cabotagem e longo curso) está ligada ao papel desempenhado pelo modal na economia nacional. Diante da relevância do tema e, ao mesmo tempo, da escassez de pesquisas nessa área, tem-se uma nova proposta, já que os trabalhos que mais se aproximam são os estudos portuários”, explica o doutorando.

As viagens pelos portos do Brasil são necessárias para atingir os objetivos específicos da pesquisa, como analisar o transporte marítimo de cabotagem e longo curso no Brasil, as transformações do setor portuário e marítimo brasileiro, com base no modelo de concessões e arrendamentos de terminais. Além disso ele pretende compreender as políticas públicas ligadas ao setor portuário e marítimo, com destaque para o PAC-Portos e analisar as estratégias logísticas, os investimentos e a modernização do setor portuário e marítimo brasileiro.        

 

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba