Notícias
 
Porto de Imbituba e DNIT tratam da duplicação do acesso 


Órgão Estadual fez orientações sobre o projeto em reunião que também tratou da obra de recapeamento do molhe de abrigo

DNIT

Matéria: Michele Cardoso (Assessoria CDI)
19/04/2010

Na última quinta-feira, dia 15 de abril, o Superintendente do DNIT, João José dos Santos, recebeu uma comitiva formada pelo Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza, o Superintendente do Tecon Imbituba, Bruno Figurelli, o Prefeito licenciado de Imbituba, José Roberto Martins, além do Engenheiro Moacir Rosa, da Secretaria de Infraestrutura, entre outros representantes do Poder Municipal e da Codesc (Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina).

O objetivo da reunião foi apresentar a necessidade de duplicação do acesso da Rodovia BR-101 até o Porto de Imbituba, prevendo alterações no acesso, além de destacar o caráter multimodal deste projeto que está em desenvolvimento pela comissão Porto-Cidade, integrante do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Imbituba.

"Foi um importante passo que demos para a efetivação do projeto. O Superintendente do DNIT de SC entendeu a importância desta obra e nos orientou quanto aos procedimentos necessários para evoluir neste processo", explicou Jeziel Pamato de Souza, Administrador do Porto de Imbituba.

O próximo passo será o encaminhamento de um ofício justificando a importância desta obra ao órgão estadual e a finalização do projeto com o apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba e da Tecon Imbituba, empresa pertencente ao grupo Santos Brasil.

Recapeamento do molhe de abrigo em pauta

Na ocasião, também foi mencionada a preocupação com a continuidade da obra de recapeamento do molhe de abrigo com tetrápodes, que está em execução pelo Exército com financiamento da União. De acordo com as orientações do órgão estadual, as solicitações de continuidade de repasses do Governo Federal para a execução da obra devem ser realizadas em curto prazo junto ao departamento que trata do transporte aquaviário no DNIT.

"Assegurando os repasses para a continuidade da obra, não será necessário desmobilizar o Exército que já executa o recapeamento com tetrápodes através do seu Batalhão de Engenharia. Além disso, esta é uma obra fundamental para que as operações do Porto de Imbituba ocorram normalmente, de forma eficiente, mesmo com o mar agitado que ocorre comumente em Santa Catarina durante o inverno. Não podemos correr o risco de perder os R$ 38 milhões que já foram investidos pelo Governo Federal e é justamente por isso que precisamos nos mobilizar para garantir os futuros repasses e a execução completa da obra em toda a extensão do molhe", finalizou o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.

A primeira etapa de recuperação do molhe compreende 280 metros e será finalizada em junho de 2010. Entretanto, para que a obra seja integralmente executada, sem que haja perda do investimento realizado até agora, outros 650 metros ainda precisam ser recuperados, fazendo-se necessários novos recursos do Governo Federal.

 

.::NOTÍCIAS RELACIONADAS:

-- Governador destina recursos à recuperação do acesso ao Porto.

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba