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Novo cais aguarda autorização da Receita Federal para iniciar operações 


Marinha e Fatma já autorizaram o uso da nova estrutura de 300 metros, concluída em novembro

Novo Cais

A Marinha do Brasil e a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) autorizaram o início das operações no trecho de 300 metros (de um total de 410 metros) do novo cais do Porto de Imbituba, cuja obra foi concluída em novembro. Agora, resta apenas a liberação pela Receita Federal para que as operações realizadas nos outros 250 metros de cais sejam transferidas para a nova estrutura, a fim de que se execute a obra de alargamento em mais 12 metros do trecho antigo. Desta forma, ainda no primeiro semestre de 2011, o Porto de Imbituba contará com um cais acostável de 660 metros de extensão e 50 metros de largura.

"A agilidade na liberação deste novo trecho de cais é fundamental para que se iniciem as obras de recuperação e alargamento do trecho antigo. São investimentos de R$283 milhões, por parte da Santos Brasil, para modernizar a infraestrutura portuária nacional e equipar o Porto de Imbituba, possibilitando, em 2011, a atracação de grandes navios com amplo impacto na economia do nosso Estado e de todo o Sul do país", destacou o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.

No que diz respeito à autorização da Marinha, foram averiguados os aspectos relacionados à segurança da navegação, ordenamento do espaço aquaviário e à salvaguarda da vida humana no mar.  Quanto à Fatma, coube a análise das conformidades nos padrões exigidos pela legislação ambiental. "O cumprimento dos nossos prazos não teria sido possível sem o efetivo engajamento e acompanhamento de todas as autoridades intervenientes na atividade portuária desde o início da execução das obras. Por este motivo, acreditamos na eficiência de nossos órgãos para que este novo trecho tenha suas operações iniciadas ainda nesta primeira quinzena de dezembro", completou o Administrador.

Atualmente, o Porto de Imbituba passa por uma fase de crescimento a partir do reordenamento administrativo e da atração de inúmeros parceiros do Poder Público e da iniciativa privada. Os recentes investimentos em infraestrutura provêm do arrendamento do Terminal de Contêineres, vencido pela Santos Brasil em março de 2008, cujo edital previa a necessidade de recuperação e ampliação de estrutura, o que gerou a injeção de aproximadamente R$400 milhões em recursos para a operação de cargas conteinerizadas e a ampliação dos berços 1 e 2. A previsão é de que o Porto de Imbituba seja capaz de receber navios com mais de 6.500 contêineres ainda no primeiro semestre de 2011, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul.


Novo Cais

RAIO-X DO PORTO DE IMBITUBA

ADMINISTRAÇÃO
O porto é administrado pela empresa de capital aberto Companhia Docas de Imbituba (CDI).

LOCALIZAÇÃO
Está localizado em uma enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, na cidade de mesmo nome, no Litoral Sul do estado de SC.

ÁREA DE INFLUÊNCIA
É compreendida pelos estados de SC e RS.

ACESSOS
 
• RODOVIÁRIO – Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba pela SC-435, num percurso de 5km, e na área urbana, por qualquer das avenidas: Manoel Florentino Machado (Sul) e Marieta Konder Bornhausen (Norte).

• FERROVIÁRIO – Pela Estrada de Ferro Tereza Cristina S/A, malha Tereza Cristina, antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Interligado a malha da Ferrovia Litorânea, em projeto de licitação.

• MARÍTIMO – O porto, localizado em uma enseada aberta, não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranqüilidade das águas é obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento.

INSTALAÇÕES

As instalações de acostagem estão distribuídas em 3 berços, todos com 11m de profundidade:

Berço 1 e 2 – 250m de cais acostável, com instalações especiais para granéis líquidos, congelados, carga geral e contêineres; no berço 2 há a instalação de câmaras frigoríficas da para as exportações de aves;  previsão de disponibilidade de novo cais, cujo total dos berços 1 e 2 terá 660m de cais acostável, a partir de abril de 2011. Em novembro de 2010 já estará disponível uma nova estrutura de 300 metros de comprimento e 50 metros de largura. (vide imagem anexa explicativa)

Berço 3 – com 245m de comprimento e com instalações especiais para granéis sólidos, tem área de 25.855m² com pavimentação alfáltica, cercado por alambrado e devidamente iluminado para operação noturna.

INVESTIMENTOS

Investimentos em curso:
- Ampliação do cais dos berços 1 e 2 | Valor: R$ 283 milhões | Conclusão: Abril/2011
- Aquisição de dois portêineres Super Post Panamax | Valor: US$ 30 milhões | Entrega: Julho/2011
- Dragagem de aprofundamento para 15m | Valor: R$ 50 milhões  | Conclusão: Setembro/2011

Investimentos futuros:
- Ampliação e construção do cais envolvente do berço 3
- Novos equipamentos para operação com graneis sólidos
- Extensão do pátio de contêineres para mais 130.000m² em área

CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO/ANO:

- Atual: 10 milhões de toneladas / 330 mil TEU's
- 2011: 20 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
- 2012: 25 milhões de toneladas / 970 mil TEU's

 

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
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