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Porto de Imbituba bate recorde de movimentação dos últimos 12 meses 


Mau tempo e ressacas do mar não prejudicaram as operações no Porto de Imbituba, cujos trabalhos foram desempenhados normalmente em abril

Granel Sólido

Matéria: Michele Cardoso
KRILL Assessoria CDI

Com 214.106 toneladas movimentadas entre os dias 2 e 29 de abril, o Porto de Imbituba registrou seu recorde dos últimos 12 meses. Nem a chuva, nem as ressacas do mar fizeram com que o porto localizado no Sul de Santa Catarina tivesse prejuízo em operações e atracação de navios. O número foi divulgado na manhã desta quinta-feira, durante a reunião do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Imbituba.
 
"A movimentação de abril corresponde a um número que vem corroborar - e por que não brindar - todos os nossos esforços dos últimos anos, voltados sempre à melhoria de estrutura visando a atração de armadores e cargas para Imbituba. Este é o segundo melhor número das últimas duas décadas, um fato extremamente representativo para nós e que demonstra a capacidade e o potencial das operações em Imbituba", destaca o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza
 
As principais cargas responsáveis pelo aumento em relação ao primeiro trimestre foram os granéis sólidos e as cargas gerais. A movimentação de contêineres, carga frigorificada e granéis líquidos também registraram melhora. No comparativo anual, o mês de abril de 2010 movimentou 67,81% a mais do que o mesmo período de 2009 e obteve 47,27% de crescimento em relação a 2008. Esta foi a segunda maior movimentação do Porto de Imbituba desde junho de 1989, quando atingiu 230.431 toneladas. O melhor número desde o final da década de 80 foi registrado em março de 2009 - quando o porto movimentou 238.198 toneladas.
 
"Diversificamos nossa atuação e nossas operações, estamos contando com uma mão-de-obra cada vez mais qualificada e tudo isto começa a refletir em nosso entorno, pois o mercado de trabalho da área portuária, de comércio exterior e logística está ampliando consideravelmente no Sul do Estado. Nossos vizinhos - Rio Grande do Sul e Paraná - e até mesmo outros países do Mercosul estão percebendo Imbituba de forma diferenciada - uma cidade que tem tudo para ser sede do principal porto concentrador de cargas da Região Sul do país", completa o Administrador do Porto de Imbituba.

Operações normais apesar do mau tempo e das ressacas

Apesar das condições de mau tempo e ressacas do mar que prejudicaram as atracações e operações em alguns portos catarinenses, Imbituba não sofreu prejuízos em relação à sua escala de navios. Isto porque o Porto está localizado em uma enseada de mar aberto, possibilitando a atracação de navios a qualquer hora do dia e em quaisquer condições meteorológicas. Além disso, a Praia do Porto está limitada ao Sul e ao Norte por dois costões rochosos, além de um extenso molhe de abrigo, que evitam a entrada de grandes ondulações.
 
"Entendemos as dificuldades de outros portos da região em operar normalmente durante períodos de intensas chuvas e ressacas, entretanto é importante destacar que nosso porto não é prejudicado pelas intempéries que ocasionalmente atingem a região. Nossas condições naturais oferecem garantia aos armadores e aos agentes de carga, o que somadas a nova estrutura que está em construção - com o total de 660 metros de cais e 15 metros de profundidade - vêm tornar Imbituba a melhor opção logística do Sul do país"
 
Durante a primeira semana de abril, quando as ressacas impossibilitaram as atracações em outros portos, Imbituba operou normalmente e sem prejuízos à programação de navios. O mesmo ocorreu durante o período de chuvas desta última semana do mês, com os três berços atendendo normalmente as atracações enquanto outros portos registraram prejuízos com paralisação de atividades.

Mais informações sobre o Porto de Imbituba
 
Localizado em uma enseada de mar aberto, com calado natural que pode chegar aos 15 metros de profundidade sem que sejam necessários investimentos de alto custo, o Porto de Imbituba oferece facilidade de atracação de navios e de operações a qualquer hora do dia e da noite e em quaisquer condições meteorológicas. Além disso, possui um hinterland que o coloca como um dos principais complexos portuários brasileiros: está conectado a uma malha ferroviária e fica próximo à rodovia BR-101.
 
Outro ponto favorável e diferencial é que enquanto a maioria dos portos da região sofre com a limitação de suas retroáreas, Imbituba ainda dispõe de espaço para crescer, com uma retroárea operacional de 1,55 milhão de metros quadrados, estrutura de armazenamento com 50.000 metros quadrados e mais de 180.000 metros quadrados de pátios para contêineres e carga geral.
 
Com a licitação do Terminal de Contêineres vencida pelo Tecon Imbituba, do Grupo Santos Brasil, o Porto conseguiu seu principal parceiro para ampliação de infraestrutura. Hoje, está em construção um novo cais que, unido ao já existente, totalizará 660 metros de comprimento e possibilitará a atracação de navios cargueiros com capacidade para mais de 6.000 contêineres. Enquanto a obra está em andamento - com previsão de término em abril de 2011 - o Porto opera normalmente em seus três berços já existentes.

 

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