Notícias
 
Capitania dos Portos de Imbituba e Laguna promove cerimônia em comemoração à Batalha do Riachuelo

Comemoração Riachuelo

Fonte: Ogmo de Imbituba

A Batalha do Riachuelo, considerada um dos maiores triunfos da História das Forças Armadas do Brasil, travou-se no dia 11 de Junho de 1865 às margens do Arroyo Riachuelo, um afluente do Rio Paraguai.
Na época, os ambiciosos paraguaios pretendiam surpreender a Marinha do Brasil, mas um problema mecânico em uma das embarcações paraguaias fez com que a esquadra se atrasasse e perdesse vantagem.
A esquadra brasileira era comandada pelo Chefe-de-Divisão Francisco Manuel Barroso da Silva, que derrotou a força naval assaltante, descartando o projeto expansionista dos paraguaios de permanecer no território da Argentina.

A vitória foi decisiva para a Tríplice Aliança, onde o Brasil juntava forças com a Argentina e o Uruguai. Deste modo, a Tríplice passou a controlar os rios da Bacia Platina. Todos os anos, nesta mesma data, as Capitanias brasileiras celebram a vitória da Marinha do nosso país.

Em Laguna não foi diferente. No 145º aniversário da Batalha do Riachuelo, o Capitão de Corveta André Luiz dos Santos e Silva agradeceu a presença das autoridades de Laguna, Tubarão e Imbituba, onde se fizeram presentes o Engº Gilberto da Costa Pereira - Presidente do CAPPI - Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza - Administrador do Porto de Imbituba, a Adm. Maria Zilá de S. Gil - Diretora Executiva do OGMO / Imbituba e o Major José Evaldo Hoffman - Comandante da Policia Militar de Imbituba.

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva mencionou na ORDEM DO DIA sobre os homens comuns, brasileiros, com sonhos e famílias, que não desistiram de lutar: “Neste dia, temos a oportunidade de relembrar e reverenciar os feitos de valorosos homens que demonstraram o seu amor ao País, sacrificando as próprias vidas por um ideal maior: a preservação da soberania nacional”.

O Comandante da Marinha Júlio Soares de Moura Neto, em sua ORDEM DO DIA afirmou que as nossas capacidades tecnológicas e operativas, adquiridas ao longo dos anos, refletem, claramente, o nosso potencial e demonstra o orgulho que tem da Batalha do Riachuelo: “Foi um acontecimento que deixou, para as gerações futuras, um legado de atos heróicos e ricos em lições de abnegação e amor ao País”, salientou.

 

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba