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Dia do Portuário: CAP parabeniza trabalhadores portuários e divulga movimentação anual do Porto de Imbituba


Com 1.911.104 toneladas de cargas movimentadas,
Porto de Imbituba bateu recorde dos últimos 21 anos em 2010

Dia 28 de janeiro é a data comemorativa do trabalhador portuário. Isto porque há exatamente 203 anos, uma carta régia assinada por Dom João VI abriu os portos brasileiros ao comércio exterior, tendo como consequência a quebra do Pacto Colonial que restringia o comércio do Brasil apenas com Portugal. Nesta última quinta-feira, dia 27 de janeiro, em reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Imbituba, foi destacada a importância da profissão e do respeito aos portuários que emprestam sua força de trabalho diariamente ao desenvolvimento do país.

"Comemorar este dia é obrigação de todos aqueles que estão comprometidos com nosso país, já que a data, além de alusiva à abertura dos portos ao comércio internacional, é dedicada ao trabalhador portuário de todas as categorias, que ainda está por receber de governos e de operadores portuários a atenção devida pela sua importância, pois não é somente tecnologia que move um porto”, enfatizou o Presidente do CAP Imbituba, Gilberto Barreto, engenheiro que se dedica ao trabalho portuário há 42 anos.

Com a Lei de Modernização dos Portos (Lei 8.630), de 1993, o trabalhador portuário deixou de ser diferente dos demais trabalhadores brasileiros regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho. Esta nova legislação promoveu melhores condições de segurança e transferiu aos trabalhadores e operadores a negociação direta das condições de trabalho, antes estabelecidas pelas extintas Superintendência da Marinha Mercante (SUNAMAN) e Delegacia do Trabalho Marítimo. "Quase 18 anos depois, não há mais lugar para a improvisação. O ambiente de trabalho portuário é igual ao de qualquer indústria. Isto significa que quaisquer parâmetros de qualificação, produtividade e segurança de qualquer setor industrial podem ser aplicados no trabalho portuário", explicou Barreto.

Movimentação de 2010 bate recorde dos últimos 21 anos

Pelo Relatório Estatístico Anual – 2010 remetido pelo Administrador do Porto, Jeziel Pamato de Souza, a todos os Conselheiros do CAP, tomou-se conhecimento que o Porto de Imbituba movimentou, no ano passado, 1.911.104 toneladas de cargas, sendo a melhor movimentação dos últimos 21 anos - em 1989 foram 2.046.726 toneladas.

"Isto é reflexo do aumento de serviços que a fronteira Imbituba dispõe. Entretanto, nosso porto está passando por obras de ampliação e os resultados destes investimentos só serão percebidos a partir da conclusão, em abril-maio deste ano, do novo cais de 660 metros contínuos para acostagem, já com 300 metros liberados pela Alfândega e em operação, além da chegada dos portêineres Super Post Panamax (em meados do segundo semestre de 2011) e a execução das obras de dragagem de aprofundamento para 15 metros, cujo edital a Secretaria de Portos da Presidência da República deve publicar logo agora em fevereiro ", finalizou Barreto.

Na seção Estatística pode-se ver mais dados sobre a movimentação do ano de 2010

A previsão é de que o Porto de Imbituba seja capaz de receber navios com mais de 6.500 contêineres já no segundo semestre de 2011, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul. Os investimentos totais para a modernização do Terminal de Contêineres são de aproximadamente R$280 milhões, integralmente financiados pela arrendatária, a empresa Santos Brasil, em cumprimento às obrigações assumidas no Contrato de Arrendamento.

Sobre a Companhia de Docas de Imbituba

Empresa de capital aberto, detém a concessão do Porto de Imbituba, único porto público do país cuja gestão é privada. Desde 2004, quando a Royal Transportes assumiu o controle acionário da companhia, foi implementada uma administração moderna que voltou a conquistar investimentos para melhoria da infraestrutura portuária. Atualmente, quatro terminais estão arrendados pela iniciativa privada - Coque (Votorantim); Congelados (Grupo Doux); Contêineres e Carga Geral (Santos Brasil).  Dispõe de três berços para atracação com 11 metros de profundidade. Devido às características geográficas, considerando sua localização em uma enseada protegida dos ventos e das ressacas marítimas, o Porto de Imbituba  pode atracar e operar navios a qualquer hora do dia e em diversas condições climáticas. Além disso, está posicionado estrategicamente no epicentro da Região Sul do país, com potencial de porto concentrador e distribuidor de cargas.


RAIO-X DO PORTO DE IMBITUBA

ADMINISTRAÇÃO
O porto é administrado pela empresa de capital aberto Companhia Docas de Imbituba (CDI).

LOCALIZAÇÃO
Está localizado em uma enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, na cidade de mesmo nome, no Litoral Sul do estado de SC.

ÁREA DE INFLUÊNCIA
É compreendida pelos estados de SC, PR e RS, atingindo ainda o interior de SP e MS.

ACESSOS 
• RODOVIÁRIO – Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba pela SC-435, num percurso de 5km, e na área urbana, por qualquer das avenidas: Manoel Florentino Machado (Sul) e Marieta Konder Bornhausen (Norte).
• FERROVIÁRIO – Pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Em fase de conclusão, contratado pelo Governo Federal, o projeto executivo de engenharia da Ferrovia Litorânea, que passará pelos três principais portos públicos catarinenses e interligará a FTC à malha nacional, a partir de Araquari, próximo a São Francisco do Sul
• MARÍTIMO – O porto, localizado em uma enseada aberta, não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranqüilidade das águas é obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento.

INSTALAÇÕES
As instalações de acostagem estão distribuídas em 3 berços, todos com 11m de profundidade e operações em 24 horas, todos os dias do ano:
Berço 1 e 2 – 300m de comprimento e com instalações especiais para  congelados, carga geral, granéis líquidos e contêineres. Previsão de disponibilidade de nova estrutura com 660m de cais acostável em maio de 2011.
Berço 3 – com 245m de comprimento e com instalações e equipamentos especiais para granéis sólidos.

INVESTIMENTOS
Investimentos em curso:
- Ampliação do cais dos berços 1 e 2 | Valor: R$ 283 milhões | Conclusão: Abril/2011
- Aquisição de dois portêineres Super Post Panamax | Valor: US$ 30 milhões | Entrega: Julho/2011
- Dragagem de aprofundamento para 15m | Valor: R$ 50 milhões  | Conclusão: Setembro/2011
Investimentos futuros:
- Ampliação e construção do cais envolvente do Cais 3, com dragagem do berço para 15m de profundidade
- Novos equipamentos para operação com graneis sólidos.
- Extensão do pátio de contêineres para mais 130.000m² em área

CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO/ANO:
- Atual: 10 milhões de toneladas / 330 mil TEU's
- 2012: 10 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
- 2015: 25 milhões de toneladas / 970 mil TEU's


Mais informações:
Michele Cardoso
Assessora de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3255-0080 | Cel: |48| 9919-9228
Email: michele@krillcom.com.br
Site: www.cdiport.com.br

 
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