Notícias
 
PORTO DE IMBITUBA TERÁ PROFUNDIDADE DE 15 METROS
 

Com a obra de dragagem, garantida no PAC 2, Porto de Imbituba poderá receber navios da geração Super Post Panamax, que comportam mais de 6 mil contêineres

Matéria: Michele Cardoso (Assessoria CDI)

Reunião de Dragagem

Em uma reunião na Casa Civil realizada na última terça-feira, dia 2 de março, ficou definida a criação de um Projeto de Lei para inclusão de recurso no orçamento da União para o aumento da profundidade do Porto de Imbituba para 15 metros. O PL será enviado ao Congresso Nacional para aprovação da verba de R$ 5 milhões, que será destinada à Secretaria dos Portos para os estudos preliminares e o processo licitatório que incluirá o valor total da obra, de cerca de R$ 50 milhões, que serão contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Com isto, a dragagem de aprofundamento do calado será realizada no início de 2011, com período de execução da obra variando entre 6 e 8 meses.

"Este foi um passo importante para o processo de crescimento pelo qual o Porto de Imbituba está passando. Para que a dragagem de fato ocorra, ainda temos muito o que fazer, porém esta sinalização positiva por parte do governo deixa-nos otimistas quanto ao cumprimento de nossas metas", declarou Jeziel Pamato de Souza, Administrador do Porto de Imbituba. "Estivemos em Brasília diversas vezes para a articulação desta estratégia e contamos com o apoio integral da bancada catarinense, em especial do deputado federal Jorge Boeira e da senadora Ideli Salvatti, que foram os responsáveis pela convocação desta audiência que oficializou a criação deste PL", completou.

Em 2009, parte dos investimentos do Porto de Imbituba em dragagem foram executados com recursos próprios (tarifários) para melhorar as condições de infraestrutura e propiciar o aumento previsto na movimentação de cargas após o arrendamento do Terminal de Contêineres (veja matéria da época). Além disso, com o término da obra de ampliação do cais (que terá 660 metros de comprimento), com prazo de conclusão em abril de 2011, a profundidade de 15 metros com calado de 14 metros deve estar garantida, conforme explica o Administrador. "Para que o Porto possa atender à demanda que se projeta para a região, é fundamental dispormos de um calado de pelo menos 14 metros, possibilitando assim a atracação dos grandes navios de contêineres e criar a condição de transformar o Porto de Imbituba em um hub port", finaliza Jeziel Pamato de Souza.

Administrador do Porto

A audiência contou com a presença da Secretária Executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, assessora direta da Ministra Dilma Roussef; do deputado federal Jorge Boeira; da senadora Ideli Salvatti; além de Celso Quintanilha, Gerente de Planejamento Portuário da empresa Santos Brasil S.A; e Gilberto Barreto da Costa Pereira, Presidente  do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Imbituba e representante da administração do Porto na ocasião.  

Mais informações:

Emanuelle Querino
Assessoria de Comunicação
Companhia Docas de Imbituba
Tel: |48| 3355 8900 | Cel: |48| 9616 0750
Email: emanuelle@portosuleditora.com.br

Site: www.cdiport.com.br

 
 
© 1997-2012 - Companhia Docas de Imbituba